Andei a fazer experiências e consegui arranjar a receita perfeita para molho béchamel! Acabei por fazer uma lasanha de couve-flor cuja receita hei de publicar um dia destes.
O recheio acaba por não ser nada de especial. Apenas uma mistura de vegetais fritos em azeite e outra de couve-flor e soja grossa frita em óleo e molho de soja com uma lata de tomates pelados.
O que fazem como recheio não importa muito. O que importa é que misturem uma boa quantidade de molho béchamel ao recheio. É isso que faz a lasanha bem deliciosa (ou pelo menos é o que eu acho).
Molho béchamel
Ingredientes:
(faz o suficiente para 1 lasanha)
- 3 copos de leite de soja
- 2 colheres de sopa de margarina vegan
- 1 colher de sopa (ou um pouco mais) de farinha
- 1 colher de chá de amido (qualquer um serve, usei de tapioca)
- 1/4 colher de chá de fermento em pó
- 1/2 cubo de caldo de legumes
- uma pitadinha de sal
- pimenta preta a gosto
- noz moscada a gosto (opt)
Método:
- Leve a margarina numa pequena panela e deixe derreter. Assim que esteja derretida, junte a farinha, o fermento, o amido e o cubo de caldo de legumes esmagado. Mexa sempre e deixe a farinha cozer um bocadinho.
- Vá adicionando o leite de soja a pouco e pouco. O truque é dissolver a farinha no leite de soja à medida que o vai adicionando.
- Quando o leite de soja estiver todo na panela, tempere com sal, pimenta e noz moscada. Mexa sempre!
- Deixe o leite levantar fervura e retire logo do lume. Está pronta a ser usada!
Parece que leva muitos ingredientes mas acaba por ser muito simples. :) Experimentem fazer lasanha esta semana e partilhem connosco as vossas receitas!
Ao fazerem a lasanha, coloquem no topo uma boa camada de molho béchamel e espalhem levedura de cerveja para deixar um sabor parecido a queijo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário