domingo, 14 de junho de 2015

Receita: Bifum Vegano

Eu sei que andei numa sumida triste, mas deixem me explicar: Sou estudante de francês, estou no 5° período e atualmente estou dando aula e dois lugares, então meu tempo está sendo exclusivamente para estudar e/ou trabalhar. O blog normalmente é meu lado terapêutico, meu calmante, mas ando ultimamente sem inspiração alguma para escrever, então me foquei mais na página. Para quem não conhece ainda a página do blog, clique AQUI e curta :) 

Desde da semana passada eu tava com uma maldita vontade de comer bifum, se brincar eu poderia ter comido uma porção para 4 pessoas fácil-fácil, mas o preço que os restaurantes aqui perto de casa cobram é um absurdo, como um aqui perto que cobra R$20,90 um prato executivo. Maaaaaar miiiiinha gentiii... Se as pessoas soubessem o quanto é fácil e rápido fazer bifum elas não iriam pagar por esse preço (tirando as rykas  que tem dinheiro até pra nadar na piscina que não é o meu caso). Fui no mercado, comprei um pacote de macarrão de arroz por R$6,50 e acho que se eu procurasse em outro lugar acharia mais barato. 

É simples: 


Ingredientes

1/2 pacote de macarrão de arroz 
2 cenouras 
1/2 repolho 
1 cebola 
Sal a gosto 
Água 
Curry em pó

Preparo: 

Macarrão: Coloque água no forno até que ferva. Quando começar a ferver, desligue o forno, coloque o macarrão na água de deixe por 2 minutos. Depois escorra numa peneira e faça choque térmico com água gelada. Escorra novamente e separe. 

Complementos: Pré-aqueça o forno à 220°C. Pegue as verduras, corte da maneira que você preferir e coloque tudo no alumínio* (ajeite o alumínio de forma para colocar o molho depois sem fazer transbordar). Em um copo misture água morna com curry e sal até diluir tudo e misture com as verduras, feche e coloque no forno por 10 minutos. A quantidade de água, curry e sal ficou na minha preferência, eu coloquei pouca água, pouco sal e muito curry. 
*Eu usei um saco propício para assar comida no forno. Compro em supermercados. 

Mistura: Quando tudo estiver pronto, misture os dois ingredientes e voilá, seu bifum está pronto. 

Eu não gastei mais de 20 minutos no preparo de tudo, o que é ótimo para os dias que eu chegar do trabalho cansada querendo comer alguma coisa que não seja besteira. 

Dicas: De verdura eu usei tudo que tinha aqui em casa (no caso, quase nada HUAHSUAHUS acabei não fazendo minha feira orgânica da semana), mas você pode usar champignon, shitake, pepino, batata, chuchu, pimentão... Seja critivo(a) :D Outra dica é que se você não gostar de curry, você pode usar no lugar dele o shoyu, mas não precisarás usar água e sal para fazer o preparo do molho já que o shoyu já tem tudo isso, mas atenção para não colocar muito se não ficará muito salgado. 

Você também pode usar (como eu fiz) com molho shoyu, mesmo que o macarrão esteja temperado com curry (fica uma delícia) e também o molho doce. 

Eae, gostaram da receita? Qual é a comida chinesa que vocês mais gostam? 

Nenhum comentário: