quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Receita: Semi-frio de frutos silvestres


Para aqueles que pediram, aqui vai a receita do semi-frio que fiz na semana passada. 

Ingredientes
Para a base:
200g de bolacha (vegan)
80g de margarina vegan (ou mais)

Para o recheio:
2 colheres de sopa de açúcar
400g de frutos silvestres congelados*
100g de frutos silvestres frescos (opc)*
200ml de sumo de frutos silvestres*
6g de agar-agar

Para o topo:
500g de iogurte de soja
400ml de leite de côco
Sumo de limão q.b.
6g de agar-agar
2 pacotes de chantifix (ver nota)
2 colheres de sopa de açúcar

* não têm de ser necessáriamente frutos misturados, podem escolher fazer apenas com um fruto como morango ou framboesa. 


Método de preparação

1. Antes de tudo, deixe os frutos silvestres descongelarem com 2 colheres de sopa de açúcar (eu deixei de um dia para o outro). E depois coloque a lata de leite de côco no congelador por 20 minutos.

2. Para fazer a base basta esmagar as bolachas, derreter a manteiga e misturar os dois até que toda a bolacha esteja coberta com manteiga mas não demasiado e colocar no fundo de uma forma. (Poderá ter que adicionar mais ou menos manteiga dependendo da bolacha que escolhe)

3. Para fazer o recheio basta levar 100ml do sumo com o agar-agar numa panela em lume médio mexendo sempre até começar a borbulhar (cerca de 4 minutos). Faça um puré dos outros ingredientes e junte à panela com o agar-agar e deixe cozer por 2 minutos. Retire a panela do lume e deixe arrefecer até começar a se formar uma geleia. Depois disso deite por cima da bolacha e leve ao frigorífico.

4. Para fazer a camada branca retira-se o leite de côco do congelador e numa taça bate-se a parte solidificada com o chantifix até ficar bem fofinho. Noutra taça, deita-se o iogurte, um bocadinho de sumo de limão e 2 colheres de sopa de açúcar. Junta-se o iogurte ao leite de coco e mexe-se gentilmente. Numa panela leva-se 100ml de água e o agar-agar e deixa-se cozer até borbulhar. Quando pronto, apaga-se o lume e junta-se a mistura de iogurte e leite de côco mexendo. Deite por cima do recheio de frutos silvestres e coloque no frigorífico de um dia para o outro.

5. Antes de servir decore com os frutos frescos.


nota: o chantifix é um produto para fazer as natas mais cremosas por mais tempo, na maior parte das vezes é vegan, como é o caso do chantifix da vahiné ou da dr.oetker. 

Cuidadinho com os doces pessoal ;)
Postar um comentário