sexta-feira, 17 de abril de 2015

Coletor Menstrual

Então esse mês de abril me aventurei ter minha primeira menstruação natural depois de 4 anos usando remédio (parei de usar anticoncepcional por N motivos, que irei contar com detalhes em outra postagem) e primeira vez que uso o meu coletor menstrual. Muitas meninas ainda não sabem da existência do coletor menstrual, então bora compartilhar o máximo possível sobre essa informação porque acho o direito a todas saberem isso e terem a escolha de querer usar ou não.

O que é o coletor menstrual? 
É um copinho feito de silicone não-tóxico. Ele é colocado dentro do canal da vagina de forma muito confortável que você nem sente e nem se quer lembra que tas usando. Você pode usar até 12 horas seguidas dependendo do seu fluxo, ele é reutilizável, ele não é testado em animal e ainda sem dizer que o custo e benefício do produto são enormes, pelo fato de poder ser usado até 5 anos. Agora faça as contas de quantidade de absorvente/tampão que você gasta por mês e que joga fora (porque também é muito válido lembrar o quão o coletor é bom para o meio ambiente). Em média, 5 anos de uso de absorvente/tampão da mais de R$500, enquanto você só gasta R$80 por um coletor que irá durar esses 5 anos.

Posso usar sendo virgem?
Essa foi umas das perguntas que mais recebi das meninas. Vê só, é o mesmo tabu sobre o tampão: muitos ginecologistas dizem que podem correr o risco de romper o hímen e muitos ginecologistas dizem que é seguro, não tem problema. O meu conselho é você entrar em contato com sua(seu) ginecologista e falar sobre isso para ela(ele). Desde dos meus 12 anos eu usava tampão e nunca ocorreu nenhum problema, mas esse era o meu caso (cada caso é um caso). Mas caso que você não queira se arriscar e queira diminuir o impacto ambiental usando absorvente/tampão, use da marca Natracare (podes comprar aqui), que são biodegradáveis, mas o que complica um pouco é o precinho, mas acho que é algo válido gastar caso que tenhas dinheiro. A natureza está em jogo.

Como é que posso "trocar" na rua? 
Então, já essa pergunta foi a segunda mais perguntada. Pela experiência que tive, é de boa usar banheiro público e limpar o coletor.
Meus conselhos são esses:
- Sempre esteja com uma garrafinha de água para limpar o seu coletor;
- Sempre lave as mãos antes de entrar no box;
- Se tiver box para cadeirante, use, terás mais espaço para você e muitos vem com uma pia (facilita muito a vida);
- Se puder, sempre leve uma toalhinha dentro da bolsa (vai que precise);
- Leve por precaução um absorvente/tampão com você (se não sentir bem com o coletor, use absorvente ao mesmo tempo para lhe dar segurança);
- Evite roupas claras, use mais escuras. Não aparece tão facilmente caso que manche.
Não é complicado, não é um bicho de sete cabeças, então relaxem, comprem, usem. Garanto à vocês: não irão se arrepender!

Como faço para limpar? 
Durante a menstruação, eu limpo com o sabonete líquido da Granado Bebê, que é um sabonete corporal a base de vegetal e neutro (bastante recomendado por ginecologistas). Depois da menstruação, eu fervo água mineral e jogo por cima do coletor, dentro, fora, enfim, por toda parte. Depois guardo ele dentro de um saquinho que veio com o meu coletor.

Qual devo comprar? 
Em relação à marca, estou usando a do InCiclo que é bastante conhecido aqui no Brasil. Eu conheço outras marcas, mas a qual que ouço falar é desta, então decidi comprar já que é bastante falado, mas se quiseres comprar de outra marca, acho melhor de informar sobre ela, porque eu não tenho conhecimento específico, mas irei recomendar outras marcas que eu conheça caso que queiram dar uma olhada/pesquisada.
Em relação à tamanho, veja aqui nesta tabelinha qual tamanho do coletor que deves usar.
Obs.: meu conselho é comprar um coletor que seja transparente! Porque às que são coloridas levam um certo tipo de corante que possa fazer mal ao seu corpo que você nem sente às vezes. Opte um "neutro".


Agora contando um pouco da minha história com o coletor, o que vou dizer agora vai soar enredo de filme sessão da tarde, mas a minha experiência foi uma aventura e tanto rsrsrs Porque querendo ou não meu fluxo aumentou (já que o anticoncepcional diminuia) e ainda sem dizer que nos primeiros dias eu fiquei bem desengonçada, então bora para os detalhes que vocês irão me entender. Para as que já usam, vocês provavelmente já passaram por esse drama também HUAHSUAHUS

1° dia
Chegou minha menstruação, isso foi na faculdade. Eu já estava com um absorvente e o coletor. Fui ao banheiro (detalhe: isso foi no meu do primeiro dia de aula que eu estava dando para os meus alunos de língua francesa, rsrs), coloquei o meu absorvente e decidi colocar depois meu coletor, para não os deixarem esperarem por muito tempo. Depois de duas horas, eu fui ao banheiro novamente, entrei no box de cadeirantes (porque tem pia e é mais espaçoso), lavei a mão, tirei o absorvente, peguei meu coletor e todo procedimento que tinha que fazer. Apertei ele e fiz em formato de C (acho mais cômodo) coloquei e pronto. Passei o resto do dia de boa! Meu fluxo ainda tava de leve, então o dia foi calmo. Cheguei em casa, tirei ele, tomei banho, lavei ele com sabonete de bebê da Granado que é feito a base 100% vegetal e muito recomendado para ser usado como sabonete íntimo. Me sequei, sequei o coletor, fiz o mesmo procedimento e voilá, não troquei mais.

2° dia
Eu acordei cedo, mas como não se passou 12 horas de uso, então eu não "troquei" (tirei, limpei e blábláblá), mas depois de um tempinho, quando eu tava na décima hora de uso (ainda estava de pijama) eu sinto o sangue sair todinho, sai correndo no banheiro e vi que o meu coletor tava lotadíssimo rsrsrsrs Fiz todo o ritual, tive que limpar o chão onde eu tava sentada (por sorte não era o sofá novo de mainha rsrsrs falando sério, não é história, temos um sofá novo mesmo rsrs) e enfim, lavar tudo que havia sujado, mas nada que me tirasse do sério, porque isso é NORMAL. Acidentes acontecem :) Fiz o ritual, aproveitei pra tomar banho e fui pra faculdade, mas lá que começou o drama. Eu tava sem absorvente e percebi que toda vez ia ao banheiro que minha calcinha tava um pouco suja de sangue. Começava o desespero obviamente! A cada duas hora (quase) eu ia ao banheiro pra me certificar que tava tudo em ordem, mas acabava fazendo alguns erros que acaba me deixando com dor, por exemplo: Quando se tira o coletor, é preciso apertar um pouco ele, na base do copinho, para tirar um pouco do ar, porque se você tirar sem apertar, vai puxar o ar dentro da vagina/útero (efeito do vácuo) e é muito capaz deixar a mulher com dor de cólica, que foi o meu caso. De noite cheguei em casa, procurei vários vídeos sobre coletor menstrual e ai eu vi o meu erro: Eu colocava o coletor de qualquer forma. Se ele entrasse por mim tava tudo limpeza, mas é preciso de algumas manhas. Quando você for colocar o coletor, coloque ele em direção à parede do ânus, quando colocar, passe o dedo na base para se certificar que ele ta aberto e não dobrado em nenhuma parte, e por final para toda certeza absoluta, no pitoco rode ele levemente, se ele rodar pelo menos um pouco, quer dizer que ele está bem posicionado.

3° dia
Fiz todo o processo que expliquei anteriormente, mas ainda me senti desconfortável. Minha calcinha ainda se mantinha um pouco suca e tava começando a ficar decepcionada com o coletor achando que tudo isso era culpa dele. Eu até pensei que era por causa do tamanho, pensei que o meu tamanho era o A (uso o B, são apenas dois tamanhos) o por quê não sei, simplesmente queria usar o meu coletor sem me chatear. Cheguei em casa, fiz uma pergunta pras meninas de um grupo (que é secreto, não sei se posso divulgar, então manterei o nome ainda secreto)sobre o coletor e teve uma delas que respondeu que tenho que saber exatamente onde está o meu colo co útero, quando eu souber, irei começar a usar mais facilmente o coletor porque saberei onde posicionar-lo. Fiquei tímida na hora porque eu admito que não sabia meu colo do meu útero, não era algo que achava necessário saber, então a questão é colocar o dedinho lá e conhecer o seu próprio corpo (não basta conhecer por fora). Para saber o que é o seu colo, você irá achar algo carnudo, pontudo como se fosse um nariz e poderás provavelmente sentir outro buraquinho (que dá acesso ao seu útero!), Fiquei toda boba achar o meu colo rsrsrs Então comecei a colocar meu coletor no sentido do meu colo procurando a melhor posição a ele para não haver mais corrimento.

4° dia
Depois de todas as dicas que recebi, ENFIM consegui usar o coletor sem estresse. Usei umas 6 horas seguidas, não sujou nada, fiquei de boa na lagoa sem me preocupar indo ao banheiro. Não tenho muito o que comentar além de dizer que estou #inlove.

5° dia
Minha menstruação já estava marrozinha, continuei usando o coletor até ele sair totalmente limpinho (que ainda demora uns dias). Limpei ele e guardei. Me apaixonei e acho que esse caso entre mim e o coletor será eterno <3

Conclusão: 
Acho muito válido todas as meninas do mundo tentarem uma vez na sua vida usar o produto. As chances de decepções são mínimas, e nos casos que ocorrem são erros de tamanho ou erro na hora o coletor, como ocorreu comigo. Todas meninas dizem que com o tempo você vai pegando a manha de colocar que não precisará muito o que pensar. Como eu já havia dito, o custo e benefício são ótimos, faz bem para você, para os animais (que não será testados como são testado em absorventes e tampões) e o planeta! Então está aprovadíssimo da minha parte! :)


Vídeos que possa lhe ajudar: 
http://migre.me/pvIHd


Onde comprar: 

Em Recife (com quem comprei): 
Marina Carla - 8346-2296 (Oi) / 9773-5230 (Tim)

Em outras cidades: 
http://www.inciclo.com.br/compre-o-seu-inciclo/pontos-de-vendas/

Em sites: 
- http://www.inciclo.com.br/loja/
- http://www.kevosai.com/
- http://loja.vista-se.com.br/


E vocês meninas, quais foram as experiência de vocês? :)

Nenhum comentário: